Exercícios Programação Orientado a Objetos Iniciante
Logo de Clayton Andrade

Lista 1 - Exercícios Programação Orientado a Objetos Iniciante

  • 1. Calculadora Simples

    Desenvolva uma calculadora simples que permita realizar operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão. A interface deve conter botões para os números de 0 a 9, operadores aritméticos (+, -, *, /), um botão para calcular o resultado (=) e um botão para limpar a entrada (C). O resultado da operação deve ser exibido em um campo de texto.

    Dicas: Utilize GridPane para organizar os botões. Mantenha a lógica da calculadora separada da interface. Valide entradas, especialmente a divisão por zero.

  • 2. Simulador de Formulário de Cadastro

    Crie um formulário de cadastro que permita ao usuário inserir seu nome, email e senha, além de selecionar o gênero através de botões de opção. Após o preenchimento, um botão deve exibir as informações cadastradas em um rótulo na interface.

    Dicas: Utilize TextField para entrada de texto e PasswordField para a senha. Use ToggleGroup para gerenciar a seleção de gênero.

  • 3. Lista de Tarefas (To-Do List)

    Desenvolva uma aplicação de lista de tarefas que permita ao usuário adicionar e remover tarefas de uma lista. A interface deve conter um campo de texto para adicionar uma nova tarefa, um botão para adicionar a tarefa à lista e uma lista visível para exibir as tarefas adicionadas.

    Dicas: Use um ArrayList para armazenar as tarefas. Utilize ListView ou TextArea para exibir as tarefas.

  • 4. Conversor de Moedas

    Crie um conversor de moedas que permita ao usuário inserir um valor em uma moeda e convertê-lo para outra moeda (ex: de reais para dólares). A interface deve incluir campos de entrada para o valor e selecionar a moeda de origem e destino.

    Dicas: Utilize ComboBox para permitir que o usuário selecione as moedas. Exiba o resultado em um campo de texto.

  • 5. Cadastro de Produtos

    Desenvolva um sistema de cadastro de produtos que permita ao usuário inserir informações como nome, descrição e preço do produto. Os produtos cadastrados devem ser exibidos em uma lista abaixo do formulário de cadastro.

    Dicas: Utilize TextField para entrada de dados e ListView para exibir os produtos cadastrados.

  • 6. Controle de Estoque Simples

    Crie uma aplicação que controle o estoque de produtos. O usuário deve ser capaz de adicionar produtos ao estoque, remover produtos e visualizar a quantidade disponível de cada produto.

    Dicas: Utilize HashMap para armazenar produtos e suas quantidades.

  • 7. Calculadora de IMC

    Desenvolva uma calculadora que calcule o Índice de Massa Corporal (IMC) do usuário. O usuário deve inserir seu peso e altura, e a aplicação deve calcular e exibir o resultado junto com a classificação.

    Dicas: Utilize TextField para entrada de peso e altura. Calcule o IMC utilizando a fórmula: IMC = peso / (altura * altura).

  • 8. Conversor de Temperatura (Celsius para Fahrenheit)

    Crie um conversor de temperatura que permita ao usuário inserir uma temperatura em graus Celsius e convertê-la para Fahrenheit. A aplicação deve exibir o resultado da conversão em um campo de texto.

    Dicas: Utilize um TextField para entrada da temperatura em Celsius. A fórmula para conversão é: Fahrenheit = (Celsius × 9/5) + 32.