Lista 1 - Exercícios Programação Orientado a Objetos Iniciante
1. Calculadora Simples
Desenvolva uma calculadora simples que permita realizar operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão. A interface deve conter botões para os números de 0 a 9, operadores aritméticos (+, -, *, /), um botão para calcular o resultado (=) e um botão para limpar a entrada (C). O resultado da operação deve ser exibido em um campo de texto.
Dicas: Utilize GridPane para organizar os botões. Mantenha a lógica da calculadora separada da interface. Valide entradas, especialmente a divisão por zero.
2. Simulador de Formulário de Cadastro
Crie um formulário de cadastro que permita ao usuário inserir seu nome, email e senha, além de selecionar o gênero através de botões de opção. Após o preenchimento, um botão deve exibir as informações cadastradas em um rótulo na interface.
Dicas: Utilize TextField para entrada de texto e PasswordField para a senha. Use ToggleGroup para gerenciar a seleção de gênero.
3. Lista de Tarefas (To-Do List)
Desenvolva uma aplicação de lista de tarefas que permita ao usuário adicionar e remover tarefas de uma lista. A interface deve conter um campo de texto para adicionar uma nova tarefa, um botão para adicionar a tarefa à lista e uma lista visível para exibir as tarefas adicionadas.
Dicas: Use um ArrayList para armazenar as tarefas. Utilize ListView ou TextArea para exibir as tarefas.
4. Conversor de Moedas
Crie um conversor de moedas que permita ao usuário inserir um valor em uma moeda e convertê-lo para outra moeda (ex: de reais para dólares). A interface deve incluir campos de entrada para o valor e selecionar a moeda de origem e destino.
Dicas: Utilize ComboBox para permitir que o usuário selecione as moedas. Exiba o resultado em um campo de texto.
5. Cadastro de Produtos
Desenvolva um sistema de cadastro de produtos que permita ao usuário inserir informações como nome, descrição e preço do produto. Os produtos cadastrados devem ser exibidos em uma lista abaixo do formulário de cadastro.
Dicas: Utilize TextField para entrada de dados e ListView para exibir os produtos cadastrados.
6. Controle de Estoque Simples
Crie uma aplicação que controle o estoque de produtos. O usuário deve ser capaz de adicionar produtos ao estoque, remover produtos e visualizar a quantidade disponível de cada produto.
Dicas: Utilize HashMap para armazenar produtos e suas quantidades.
7. Calculadora de IMC
Desenvolva uma calculadora que calcule o Índice de Massa Corporal (IMC) do usuário. O usuário deve inserir seu peso e altura, e a aplicação deve calcular e exibir o resultado junto com a classificação.
Dicas: Utilize TextField para entrada de peso e altura. Calcule o IMC utilizando a fórmula: IMC = peso / (altura * altura).
8. Conversor de Temperatura (Celsius para Fahrenheit)
Crie um conversor de temperatura que permita ao usuário inserir uma temperatura em graus Celsius e convertê-la para Fahrenheit. A aplicação deve exibir o resultado da conversão em um campo de texto.
Dicas: Utilize um TextField para entrada da temperatura em Celsius. A fórmula para conversão é: Fahrenheit = (Celsius × 9/5) + 32.