Modelos de Banco de Dados
Atividade: Modelos de Banco de Dados
Objetivo: O objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão prática dos diferentes modelos de bancos de dados existentes e suas aplicações no mundo real. Cada grupo terá a oportunidade de pesquisar, discutir e apresentar um modelo específico, aprofundando-se em suas características, vantagens e desvantagens.
Instruções:
Formação de Grupos: Dividam-se em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo escolherá um dos seguintes modelos de banco de dados para pesquisar:
- Banco de Dados Relacional
- Banco de Dados Não Relacional (NoSQL)
- Banco de Dados em Nuvem
- Banco de Dados Orientado a Objetos
- Banco de Dados em Grafos
- Banco de Dados de Documentos
- Banco de Dados Colunar
- Banco de Dados de Tempo Real
- Data Warehousing
- Banco de Dados de Objetos de Mídia
Pesquisa: Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o modelo de banco de dados escolhido. A pesquisa deve abordar os seguintes pontos:
- Definição do Modelo: O que é e como funciona o modelo de banco de dados.
- Características Principais: Quais são as principais características desse modelo? Quais dados ele gerencia de forma mais eficiente?
- Vantagens e Desvantagens: Quais são as principais vantagens e desvantagens desse modelo em comparação a outros?
- Casos de Uso: Exemplos práticos de onde e como esse modelo é utilizado na indústria ou em aplicações reais.
Apresentação: Cada grupo terá 10 a 15 minutos para apresentar suas descobertas para a turma. As apresentações devem ser claras e concisas, com ênfase nas aplicações práticas do modelo.
Debate: Após todas as apresentações, haverá um debate onde os alunos poderão discutir qual modelo é mais adequado para diferentes tipos de aplicações e situações.
Relatório Escrito: Após a apresentação, cada grupo deve entregar um relatório escrito com um resumo das informações pesquisadas, incluindo referências bibliográficas.
Critérios de Avaliação:
- Clareza e organização da apresentação.
- Profundidade da pesquisa e entendimento do modelo.
- Capacidade de responder a perguntas e interagir durante o debate.
- Qualidade e formatação do relatório escrito.
Data de Entrega: As apresentações e os relatórios devem ser entregues na próxima aula.