Modelos de Banco de Dados

Atividade: Modelos de Banco de Dados

Objetivo: O objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão prática dos diferentes modelos de bancos de dados existentes e suas aplicações no mundo real. Cada grupo terá a oportunidade de pesquisar, discutir e apresentar um modelo específico, aprofundando-se em suas características, vantagens e desvantagens.

Instruções:

  1. Formação de Grupos: Dividam-se em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo escolherá um dos seguintes modelos de banco de dados para pesquisar:

    • Banco de Dados Relacional
    • Banco de Dados Não Relacional (NoSQL)
    • Banco de Dados em Nuvem
    • Banco de Dados Orientado a Objetos
    • Banco de Dados em Grafos
    • Banco de Dados de Documentos
    • Banco de Dados Colunar
    • Banco de Dados de Tempo Real
    • Data Warehousing
    • Banco de Dados de Objetos de Mídia
  2. Pesquisa: Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o modelo de banco de dados escolhido. A pesquisa deve abordar os seguintes pontos:

    • Definição do Modelo: O que é e como funciona o modelo de banco de dados.
    • Características Principais: Quais são as principais características desse modelo? Quais dados ele gerencia de forma mais eficiente?
    • Vantagens e Desvantagens: Quais são as principais vantagens e desvantagens desse modelo em comparação a outros?
    • Casos de Uso: Exemplos práticos de onde e como esse modelo é utilizado na indústria ou em aplicações reais.
  3. Apresentação: Cada grupo terá 10 a 15 minutos para apresentar suas descobertas para a turma. As apresentações devem ser claras e concisas, com ênfase nas aplicações práticas do modelo.

  4. Debate: Após todas as apresentações, haverá um debate onde os alunos poderão discutir qual modelo é mais adequado para diferentes tipos de aplicações e situações.

  5. Relatório Escrito: Após a apresentação, cada grupo deve entregar um relatório escrito com um resumo das informações pesquisadas, incluindo referências bibliográficas.

Critérios de Avaliação:

  • Clareza e organização da apresentação.
  • Profundidade da pesquisa e entendimento do modelo.
  • Capacidade de responder a perguntas e interagir durante o debate.
  • Qualidade e formatação do relatório escrito.

Data de Entrega: As apresentações e os relatórios devem ser entregues na próxima aula.